• Jean Coral

DIA LIVRE DE IMPOSTOS 2019




Quem nunca quis comprar ou produzir pagando menos impostos?


No Brasil, podemos dizer que este é o sentimento de todos, frente a alta carga tributária que enfrentamos. Isso diminui o poder de compra dos cidadãos, cria enormes dificuldades financeiras às empresas, e só contribui para aumentar a fama de turbulência tributária que nosso país possui.


Para você ter uma noção: Em um ranking de 30 países, o Brasil é o 14º que mais arrecada imposto. E está em último como país que melhor retorna o dinheiro para a população. Além disso, o brasileiro trabalha em média 153 dias (5 meses) por ano só para pagar impostos.


Por conta destes fatores, nasceu o Dia da Liberdade de Impostos. Uma forma de protesto contra a tributação abusiva no Brasil.


E o que mais implica a existência desta data, qual a história?


Dia da Liberdade de Impostos, Dia Livre de Impostos, ou apenas DLI, são três formas válidas de se referir a um verdadeiro manifesto dos brasileiros contra o sistema tributário nacional,  que limita o poder de consumo da população, além de servir de freio para o crescimento econômico do país.


Este evento aconteceu no último dia 30 de maio, e vem sendo realizado há 13 anos, por iniciativa das Câmaras de Dirigentes Lojistas Jovens do Brasil. Desde então, a ação já conscientizou milhares de brasileiros quanto ao impacto dos impostos em suas vidas, proporcionando ainda, um aumento em seu poder de aquisição (mesmo que por apenas um dia).


E o que acontece nesta data?


Neste dia, inúmeros lojistas e empresários se unem para vender seus produtos sem a incidência de impostos, ou seja, vendem apenas pelo valor de custo. Assim, o Dia Livre de Impostos impacta diretamente na economia brasileira, pois é um dia em que se vende mais e se compra mais, gerando um movimento poderoso e de grande relevância social, dada a conscientização de como poderia ser a vida dos brasileiros com uma carga tributária menor.


Este evento, inclusive, destaca a extrema necessidade de uma reforma em nosso sistema tributário nacional, pois reduzir e simplificar os impostos tende a ser uma ação muito positiva para o nosso país.

10 visualizações

Rua João Pessoa, n 445, sala 303, Centro, Criciúma/SC, Brasil. 88.801-530

(48) 99910-6555

(48) 3045-5590

©2018 by Marcomim Advocacia. Proudly created with Wix.com